Projectos

Notícias

Saúde Mental em foco na última análise do Opinião Social

Publicado a 18/04/2020

Com 82% dos respondentes a reportar efeitos negativos na sua saúde mental, o Barómetro Covid-19 aprofundou o tema e quis saber como estão os portugueses a lidar com o período que estamos a viver.

Praticar atividade física e realizar atividades que proporcionam prazer parece ajudar na gestão da ansiedade, mas os investigadores alertam para o possível aumento do consumo de comida calórica, tabaco e álcool.

São as mulheres, as pessoas em teletrabalho e os trabalhadores que suspenderam a atividade profissional os grupos que suscitam maior preocupação.

Os 160.157 questionários do “Opinião Social” respondidos entre os dias 21 de março e 10 de abril mostram que um quarto dos respondentes considera sentir-se agitado, ansioso, em baixo ou triste “todos os dias” ou “quase todos os dias”. Também 55% dos participantes admite que se tem sentido assim “alguns dias”.

Conheça a análise completa da Semana 3 do Opinião Social e consulte a notícia no Diário de Notícias, fruto da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública e o jornal para o Opinião Social.