Parcerias

ENSP-NOVA

A Escola Nacional de Saúde Pública promove diversas parcerias o âmbito do Barómetro Covid-19:

 

Diário de Notícias

A Escola e o Diário de Notícias estabelecem uma parceria no âmbito do “Opinião Social”, o questionário do Barómetro Covid-19 que acompanha semanalmente a evolução das perceções dos cidadãos sobre a pandemia.

Esta parceria tem como objetivo contribuir ativamente para a compreensão dos efeitos do fenómeno da pandemia, assegurando que a informação chega de forma clara a todos os que dela podem beneficiar.

Assim, à equipa da Escola, composta por investigadores, médicos de Saúde Pública, epidemiologistas, estatísticos, economistas, sociólogos, psicólogos, juntam-se agora jornalistas e especialistas em comunicação noticiosa para analisar, semanalmente, o impacto da Covid-19 na vida dos portugueses.

Consulte os resultados desta parceria aqui.

 

Universidade de Ghent

A Escola Nacional de Saúde Pública e a Universidade de Ghent são parceiros num projeto que pretende avaliar a extensão da violência nos relacionamentos durante a pandemia. Com os resultados deste estudo coordenado por Sónia Dias, os investigadores pretendem contribuir para identificar necessidades e melhorar as respostas de prevenção e proteção contra a violência.

A participação no estudo é fácil, não demora mais de 15 minutos e pode ser feita em http://tiny.cc/ns3unz.

 

HELPO

A HELPO é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e desenvolveu uma plataforma digital de apoio à população​, no contexto de pandemia COVID-19, com o objetivo de fornecer diariamente conteúdos credíveis e atualizados.

A plataforma Covid19.helpo.pt presta informação relevante à população em geral durante as semanas de distanciamento social​, em quatro eixos de intervenção: Saúde Pública, Alimentação, Combate à Violência e Ações de Prevenção promovidas pela HELPO. A ENSP-NOVA  contribui com conteúdos atualizados na área da Saúde Pública.

 

Evidentia Medica | projecto COVID19PT-CIÊNCIA​

O projecto COVID19PT-CIÊNCIA nasce da inquietação de médicos e investigadores interessados em seleccionar e criticar a melhor evidência científica de forma a proporcionar informação válida a quem tem de decidir no terreno sobre a COVID-19.

A parceria com a ENSP-NOVA desenvolve-se no âmbito da análise e disseminação de informação científica de qualidade sobre a COVID-19 ao público em geral, através de conteúdos multimédia, com linguagem clara, brevemente disponibilizados no site do Barómetro Covid-19.

 

Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral e o Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral associaram-se ao Opinião Social do Barómetro Covid-19 e adaptaram o questionário às pessoas que vivem com paralisia cerebral, com o objetivo de perceber como a pandemia está a afetar as pessoas que vivem com paralisia cerebral.

O questionário Barómetro Covid-19 e Paralisia Cerebral é semanal e destina-se às pessoas com paralisia cerebral, os seus familiares, outros cuidadores e os profissionais e os voluntários envolvidos no seu dia-a-dia.